-
Arquitetos: TODD Architects
- Área: 6000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Donal McCann
-
Fabricantes: Bauder, Beyond Signage, Craftstone, David Scott Tiles, Ecophon, Elite Doors, Milliken, POLYREY, Rathbana, Schüco, Soundtect, Style Partitions, Tarkett, Weinerberger Bricks
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo prédio da Escola de Negócios da Queen's University está localizado dentro do campus de Riddel Hall, no sul de Belfast, em frente ao prédio histórico de Riddel Hall, classificado como Grau II, e cercado por uma vegetação consolidada. Em 2017, devido ao seu contínuo crescimento, a Escola identificou a necessidade de expandir suas instalações. Sua visão era ter uma instalação de última geração que atendesse às necessidades educacionais em constante mudança de sua comunidade de pós-graduação em rápido crescimento e fosse uma ligação transitória entre a educação e o emprego. Além disso, a Escola estava interessada em explorar como os espaços "intermediários" que ligam as acomodações de ensino e aprendizagem poderiam ser mais do que simples corredores de circulação, incentivando a reflexão sobre a introdução de áreas informais de estudo e descanso.
A solução de projeto integra cuidadosamente o prédio em seu ambiente paisagístico sensível e busca garantir a conectividade de seus usuários com a floresta circundante. Isso foi alcançado mantendo a altura do prédio abaixo da copa das árvores e fragmentando as bordas da base do prédio para minimizar a remoção de árvores. Uma estratégia de paisagem foi desenvolvida para aumentar e melhorar o ambiente natural, enquanto a incorporação de "telhados verdes" oferece benefícios de drenagem sustentável e continuidade visual.
A paleta externa de materiais é conscientemente restrita, combinando tijolo, alumínio com moldura de bronze, planos envidraçados do chão ao teto e colunas vermelhas, estas últimas usadas principalmente para delinear a entrada nas partes superior e inferior. Internamente, nos espaços de circulação, lajes de concreto exposto com placas de teto flutuantes, paredes de concreto com marca de formas, revestimento de parede de madeira e pisos de granilite combinam-se para criar uma estética calma, robusta e discreta.
Uma análise de como as pessoas podem se movimentar pelo prédio estabeleceu uma rota que liga a entrada principal no térreo inferior a uma entrada secundária no nível do gramado acima para funcionários e estudantes. Um átrio linear, iluminado por cima e com três andares de altura, é o principal dispositivo organizador do prédio, onde uma escada em destaque fornece acesso desde a recepção até o térreo superior, onde cabines de estudo informais têm vista para um pátio paisagístico, com acomodações neste nível e no nível acima, organizadas ao seu redor. Os espaços de ensino primários estão restritos ao térreo inferior, com auditórios de grande volume inseridos na paisagem do entorno para diminuir seu impacto visual.
Uma abordagem de projeto de baixa energia e ecologicamente sensível foi promovida desde o início, com um padrão Excelente do BREEAM alcançado. Medidas adotadas incluem um sistema de aquecimento geotérmico, com um campo adjacente de estacas conduzidas a uma profundidade de 125m para extrair calor do substrato de arenito e fornecer calor constante de baixo nível ao prédio, por meio de um sistema de aquecimento de piso. Do ponto de vista da geração de calor, isso resultará em uma redução de 10% nos custos do ciclo de vida em comparação com uma instalação de caldeira a gás e mais de 60% de redução nas emissões de carbono.